Club Sea Ray banner

Usando o ar condicionado no cais

11K views 55 replies 30 participants last post by  Alex F  
#1 ·
Tenho visto vários barcos na minha doca com o ar condicionado ligado, embora ninguém esteja no barco. É aceitável deixá-lo ligado enquanto não se está a bordo durante vários dias? Seria bom chegar ao barco com uma cabine agradável e fresca.

#3 ·
Sim, muitos velejadores o fazem. O sistema pode ser configurado para um papel de desumidificação que limita a quantidade de tempo que o sistema está funcionando. Eu mesmo não sinto a necessidade ainda. A cabine parece bem isolada e geralmente estamos no cockpit com a porta da cabine aberta de qualquer maneira.

#5 ·
Desliguei o ar condicionado do nosso barco por uma semana e o frigorífico interior morreu. Eu aumento a temperatura para 76 e deixo-o ligado quando não estamos lá. Eu estava pensando que isso manteria a umidade baixa e as aranhas felizes. Você tem que ter aranhas felizes!

#6 ·
Eu trabalho no ramo de restaurantes e lido muito com refrigeração. Sua geladeira tem um compressor e, se você deixar a geladeira ligada no cais quando estiver fora, é melhor deixar o ar condicionado ligado também. Eu sei que fica muito quente aqui no sul e esse compressor vai queimar se a cabine não for mantida fresca. Compressores são caros e não parecem muito fáceis de substituir.

Em suma, sim, deixe o ar condicionado ligado. Além disso, é bom ter uma cabine fresca depois de descarregar o carro para um fim de semana no barco.

#8 ·
Eu trabalho no ramo de restaurantes e lido muito com refrigeração. Sua geladeira tem um compressor e, se você deixar a geladeira ligada na doca quando estiver fora, é melhor deixar o ar condicionado ligado também. Eu sei que fica muito quente aqui no sul e que o compressor vai queimar se a cabine não for mantida fria. Compressores são caros e não parecem muito fáceis de substituir.

Em suma, sim, deixe o ar condicionado ligado. Além disso, é bom ter uma cabine fresca depois de descarregar o carro para um fim de semana no barco.
Então, eu não deveria manter minha geladeira do cockpit ligada aqui em N Fl 24 horas por dia, 7 dias por semana? Eu mantenho. Cara, isso é um luxo que acho que vou pagar. Pule no barco depois de um longo dia de trabalho para tomar uma cerveja gelada e agradável.

#9 ·
Deixar o ar condicionado ligado sem supervisão me dá arrepios. Se uma mangueira soltar, você estará bombeando MUITA água para o barco sem supervisão. O mesmo vale para deixar a água do cais conectada. Tivemos um idiota em nossa marina com uma grande (38'?) pia de cabine de popa Mainship no cais - não foi que ele deixou o ar condicionado ligado, mas a mangueira do casco (para o ar condicionado) falhou. A seguradora afundou o barco e ele parou de navegar (o que é provavelmente o melhor para ele e todos os outros velejadores). O engraçado é que esse barco está agora à venda em uma marina em Toms River, NJ! Acho que não existe carfax para barcos.

De qualquer forma, provavelmente sou paranoico, mas se eu for embora por uma semana, não vou deixar o ar condicionado ligado.

#10 ·
Chamando-o de "idiota" porque ele deixou o ar condicionado ligado?

Eu deixo o meu ligado o tempo todo... Aposto que o sistema de climatização do meu barco funciona 8 meses em 12. Tenho dois aparelhos Sub-Zero (geladeira e freezer) e eles estão sempre abastecidos com comida. O barco é como uma segunda casa e é tratado dessa forma. O ar dentro do barco tem que ficar frio (ou quente) ou as coisas estragam, cheiram mal, mofam e quebram.

Ei... Tenho uma ideia melhor. Faça a manutenção do barco para que as mangueiras não falhem. Já substituí todas as minhas mangueiras de 1" porque algumas delas apresentavam rachaduras. Ideia muito melhor do que esperar que elas falhem e depois substituí-las. Entendo não deixar a água da doca ligada quando você sai (nunca uso água da doca assim de qualquer maneira), pois os sistemas de encanamento são frágeis e ficam escondidos atrás das paredes, mas as mangueiras para água bruta e seus acessórios associados são uma história diferente. Eles estão expostos para inspeção.

Então eu concordo... se um barco estiver em uma condição e modo de operação em que o proprietário geralmente espera que as coisas falhem antes de serem mantidas, eu também não deixaria o ar condicionado ligado.

#11 · (Edited)
gary
1. Eu disse que ele era um idiota, eu também disse, mas ele NÃO deixou o ar condicionado ligado (leia novamente acima)
2. Se você precisa saber, ele era um idiota porque NUNCA fez NENHUMA manutenção no barco e se gabava/brincava sobre isso o tempo todo.

As braçadeiras podem falhar sem aviso prévio. Um pouco de ferrugem pode ocorrer a qualquer momento (veja sua postagem sobre o tubo de água bruta). Quando um pouco de ferrugem afeta as ranhuras em uma braçadeira, a engrenagem sem-fim pode danificar a ranhura e a mangueira estourará - se isso acontecer e você não estiver por perto, os resultados podem ser desastrosos. Isso é tudo que estou dizendo. A maioria das pessoas chega ao seu barco talvez uma vez por semana e deve estar ciente de que algo assim pode acontecer, e se acontecer, você pode ter certeza de que a seguradora questionará por que o ar condicionado estava ligado em um barco sem vigilância.

#12 ·
Também depende dos sistemas. Todas as minhas mangueiras são fixadas com abraçadeiras duplas abaixo da linha d'água. Além disso, as mangueiras são todas presas/amarradas até a passagem do casco, então mesmo que as duas abraçadeiras falhem, não é como se a mangueira fosse saltar da conexão e começar a jorrar água. Os barcos menores modernos têm os mesmos sistemas que o meu barco (o 480 só tem mais deles) e eu acharia irracional ter que esvaziar a geladeira/freezer/máquinas de gelo se eu sair por uma semana.

As vezes em que me preocupo com as passagens do casco e as mangueiras se soltando é no meio do inverno e eu fecho minhas torneiras do mar durante esse tempo e tenho aquecimento elétrico no porão e na cabine. Se a eletricidade acabar e a água congelar, isso pode explodir uma mangueira e afundar um barco.

Eu não sei... Eu apostaria que os barcos que afundam na doca no verão devido a mangueiras ruins provavelmente não são bem mantidos para começar... mas eu estereótipo...

#13 ·
Seu estereótipo provavelmente está correto na maioria dos casos, como evidenciado pela história do Mainship de Dave. Eu deixo minha geladeira ligada o tempo todo, assim como minha máquina de fazer gelo - e ambas estão repletas. Eu não estava ciente do papel que o calor desempenha na morte dos compressores. Para piorar a situação, meu barco é "galley up", e quando chego no fim de semana, o salão provavelmente está 25 graus mais quente do que o nível inferior. Então, se alguém vai fritar um compressor, sou eu.

#14 ·
Eu uso o meu no modo desumidificar. Funciona muito pouco, mantém a cabine fresca, seca, etc... Estou mais preocupado em sugar algo para a minha entrada do que com uma mangueira estranha, então me sinto melhor com o modo de ciclo, estou na terra do lixo flutuante.

Estou com muita vergonha de relatar minha aventura no domingo passado no porto de Nova York.

#17 ·
Recentemente completei minha pesquisa sobre um '05 340 DA. Durante nosso "debriefing", o topógrafo sugeriu que, de fato, deixássemos o ar condicionado ligado na cabine enquanto estivéssemos fora. Sua posição, e ela foi reforçada nesta discussão, é que ele mantém a umidade sob controle. Isso é definitivamente um problema aqui na Geórgia.

Também foi recomendado que mantivéssemos a geladeira abaixo do convés funcionando, mas NÃO a geladeira no cockpit. Pelas mesmas razões mencionadas anteriormente. O barco pode ficar terrivelmente quente e sobrecarregar a unidade. Nós a desligamos e deixamos a porta aberta para manter o odor sob controle.

Apenas meus dois centavos...

#18 ·
Gostaria de deixar o ar condicionado ligado enquanto estou fora, mas não me sinto confortável em deixar as coisas sem vigilância por uma semana. O que acontece se o filtro de água do ar condicionado ficar entupido enquanto você estiver fora?

#19 · (Edited)
Havia um 52 DB novinho em folha em Virginia Beach que começou a adernar e um animal do tipo castor/ratazana tinha entrado no escapamento e roído um buraco no tubo de fibra de vidro abaixo da linha d'água. Muitas coisas podem dar errado... Assim é a navegação. Deixe-me contar sobre as linhas hidráulicas com vazamento na minha plataforma de natação que descobri ontem.

#20 ·
Gary, o evento de desligamento ocorre por algum tipo de sensor de proteção, evitando quaisquer danos ao sistema de ar condicionado? Isso significa que o procedimento é tão simples quanto limpar o filtro e ligar a unidade novamente?

Cara, quais as chances disso acontecer......Eu acho que aquele barco foi usado como um condomínio, não como um barco. Se o proprietário pelo menos tivesse dado partida nos motores (sem falar em dar uma volta de vez em quando), poderia ter ajudado a descobrir alguns problemas. Mas quando a má sorte te atinge, você só tem que aceitar e lidar com isso.

Eu entendo totalmente o seu ponto de vista, mas enquanto isso ainda acho que muito é impulsionado pela maneira como fazemos as coisas. Meu 320 é o primeiro barco com sistema de ar condicionado embutido e nos viramos bem com 240 sem ter a opção de usar o ar condicionado enquanto estamos fora. Isso não deixou espaço para nenhum problema nesse departamento. Então, por enquanto, vou tratá-lo como um luxo que tem um risco. Até que eu aprenda mais sobre as coisas potenciais que podem dar errado com o sistema de ar condicionado e saiba exatamente como reagir a um problema, vou desligá-lo. Mas, nós nos estragamos muito rápido :))

#22 ·
Se eu estiver passando o fim de semana no barco em um dos lugares que costumamos navegar, deixarei o ar condicionado ligado enquanto vamos à praia por algumas horas.
Se eu estiver deixando o barco sozinho durante a noite ou de volta à minha vaga regular, não ligo o ar condicionado. Também desconecto a eletricidade do barco e desconecto a mangueira de água doce.
A ideia de que a bomba do ar condicionado funcione sem supervisão durante a noite ou por longos períodos me deixa nervoso.
O interruptor da bateria geralmente está na posição desligada, a menos que precisemos dele.
Não guardo nada na geladeira do barco, a menos que eu esteja dormindo durante a noite ou passando alguns dias a bordo, então não há razão para eu deixá-la funcionando. Eu a limpo e levo o conteúdo para casa em uma caixa térmica quando saio. Também deixo a porta aberta quando não está em uso, a menos que, é claro, estejamos em andamento.
Também não gosto da ideia de deixar uma mangueira com água corrente conectada ao meu barco quando não estou lá. Também a desligo no cais antes de irmos para a cama à noite, se estivermos dormindo a bordo.
Eu me mantenho atualizado e faço manutenção e inspeções frequentes, mas sinto que é melhor prevenir do que remediar.
Além disso, quando volto ao barco para me preparar para uma viagem, sempre trago uma caixa térmica com tudo o que preciso, e quando chego ao meu destino, o ar condicionado esfria a cabine relativamente pequena em um tempo muito curto.
Realmente não há necessidade de meu barco estar conectado à eletricidade quando saio, não há nada que precise estar funcionando.
Há sempre a questão da eletrólise também. Eu mantenho meu barco em um estaleiro relativamente pequeno com cerca de uma dúzia de outros. A maioria são barcos de dia e quase todo mundo segue a mesma rotina que eu e não temos nenhum problema.
No inverno, vejo dezenas de outros barcos que passam a temporada em outras marinas ou em casas particulares e vêm para onde estou no inverno em terra. Alguns deles têm problemas reais causados ​​pela eletrólise depois de passar a temporada em um lugar onde todos deixam tudo ligado durante toda a temporada. Por alguma razão, parece ser realmente um problema em barcos com acionamentos Bravo. Eles realmente sofrem uma surra.

#23 ·
A minha experiência com o ar condicionado em barcos é que as unidades parecem ser à prova de bala. Nunca tive uma que falhasse em 30 anos de posse de barcos com ar condicionado. Quando navegamos, ficamos fora por 4-5 semanas de cada vez e o ar condicionado funciona praticamente 24 horas por dia, 7 dias por semana. As bombas são de baixa pressão, por isso não há muito risco de falha da mangueira e as mangueiras estão à vista, por isso qualquer deterioração deve ser bastante óbvia se você olhar. Os únicos problemas com que tive de lidar são a limpeza da captação de água bruta se houver vegetação na água que é sugada para a captação.

#26 ·
Acho que este é um debate saudável - não há uma resposta certa, mas há razões que apoiam ambos os argumentos. Deixe cada pessoa tomar sua própria decisão e todos ficam felizes.

#27 ·
Estas são todas ótimas postagens, vi outro problema em deixar o ar condicionado ligado. E quanto à incrustação das linhas de resfriamento de água bruta? Mais cedo ou mais tarde, isso tem que acontecer e o ar condicionado terá que ser substituído. Eu não deixo o meu ligado quando estou fora. Acho que quero mesmo que funcione quando preciso. Apenas um pensamento.

#28 · (Edited)
Estes são todos ótimos posts, eu vi um outro problema em deixar o ar condicionado ligado. E quanto à incrustação das linhas de resfriamento de água bruta? Mais cedo ou mais tarde isso tem que acontecer e o ar condicionado terá que ser substituído. Eu não deixo o meu ligado quando estou fora. Eu acho que eu realmente quero que ele funcione quando eu precisar. Apenas um pensamento.
Hã? Do que você está falando? Parte da manutenção desses sistemas é lavá-los com um ácido... *Tudo* que usa água bruta precisa ser limpo/lavado periodicamente. Só porque fica sujo não significa que está arruinado. Meio que como roupa íntima.

#29 ·
Em relação à sujidade das linhas... Coloco uma pastilha de cloro no filtro 1-2 vezes por estação e parece fazer um bom trabalho de limpeza da sujeira. Na tubulação, costumo colocá-la geralmente em um fim de semana em que sei que estaremos usando o ar condicionado na maior parte do tempo, para não diluir excessivamente uma parte do sistema. Mais alguém faz isso? Acho que aprendi isso no fórum SRO...